Piscina de fibra ou de alvenaria: qual escolher?

Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente, e com o verão se aproximando, trouxemos hoje uma questão muito importante que deve ser avaliada: qual tipo de piscina vale mais a pena? De fibra, ou de alvenaria? 

Ambas possuem suas particularidades, vantagens e desvantagens. Portanto, neste conteúdo você vai entender as diferenças entre os dois tipos e esclarecer qual é a melhor opção para você. 

Acompanhe a leitura! 

Aspectos gerais para serem avaliados 

Antes de optar pelo tipo de piscina que você vai escolher, existem alguns aspectos gerais que devem ser avaliados, como o tipo do terreno, área disponível para instalação, orçamento disponível, profissional que irá executar (em caso de piscina de alvenaria), e empresa que fornecerá a piscina e a instalação (em caso de piscina de vidro). 

Existem diversos tipos de piscina disponíveis no mercado, porém, atualmente, as de fibra e a de alvenaria são as mais consideradas. 

Vamos entender um pouco mais sobre elas? 

PISCINA DE FIBRA 

Fabricadas normalmente em uma única peça, as piscinas de fibra são revestidas por filamentos de vidro e resina de poliéster. O material utilizado é resistente e flexível, podendo gerar distintos modelos e tamanhos, sem que haja juntas ou emendas. 

A piscina de fibra está entre o tipo mais vendido no mercado, isto por que costuma apresentar custos inferiores em relação à piscina de alvenaria. Portanto, se a única preocupação que você tenha seja o valor, a de fibra será a melhor opção. 

Porém, para uma decisão consciente, você precisa avaliar os prós e os contras deste tipo de piscina. 

Vantagens da piscina de fibra 

O fato de ser peça única facilita a instalação (normalmente não se estendendo por mais de 15 dias) e proporciona aos proprietários uma manutenção menos trabalhosa, principalmente porque não há risco de formação de ferrugens e porque as fugas de água são praticamente inexistentes. 

Como dissemos anteriormente, a principal vantagem é o custo, já que o preço final pesa menos no bolso do cliente. 

Outra vantagem é que sua construção é muito menos complexa. Ou seja, sua maior preocupação será em fazer o buraco para alocar a piscina. Porém, é preciso checar se a terra é estável o suficiente. Depois de instalada, caso a terra em baixo e em torno da piscina se movimente por algum motivo, você provavelmente terá problemas com vazamentos. 

Não podemos deixar de falar sobre a facilidade de limpeza e manutenção. Por ser uma superfície lisa, as piscinas de fibra são menos suscetíveis ao aparecimento de algas e não há pontos de acúmulo de fungos, bactérias e sujeira, se as manutenções da água forem feitas corretamente e nos períodos indicados. 

Além disso, como a fibra não interfere de forma significativa nas propriedades da água, este tipo de piscina demanda o uso de menos produtos químicos. Algumas lojas chegam a afirmar que a economia é maior que 50%. 

Desvantagens da piscina de fibra 

Apesar de ser o tipo mais vendido do mercado, devido às suas vantagens, a piscina de fibra também possui seus contras. 

Um dos motivos pelos quais as pessoas acabam optando pela piscina de alvenaria, ao invés da de fibra, é pela liberdade de tamanhos e formatos. As piscinas de fibra possuem apenas os modelos e tamanhos prontos, de fábrica. Muitas vezes, os modelos disponíveis podem não se encaixar no seu terreno e os tamanhos não serem ideais para sua área. 

Além disso, as piscinas de fibra costumam ficar “feias” mais rápido, devido à ação do sol, que desbota o material. 

PISCINA DE ALVENARIA 

Para construir uma piscina de alvenaria você precisa, primeiramente, de um projeto. Posteriormente, para construir, a equipe responsável escava um buraco e monta uma estrutura similar a uma grade, composta por vergalhões. Essa estrutura é preenchida com uma mistura de concreto e depois é revestida com azulejos. 

Muito comuns no passado, devido às poucas opções de fibra disponíveis no mercado, as piscinas de alvenaria são facilmente encontradas em diversos lugares.  E, assim como todas, possuem suas vantagens e desvantagens. 

Vamos conferir? 

Vantagens da piscina de alvenaria 

A principal vantagem das piscinas de alvenaria é que elas são altamente personalizáveis. Portanto, oferecem a oportunidade de customizar o tamanho, a profundidade, a forma ou qualquer outro recurso. Ou seja, o projeto é capaz de atender perfeitamente às necessidades do terreno e aproveitar o espaço disponível de forma eficiente e funcional. 

As piscinas de alvenaria também são altamente duráveis. Não desbotam, não apresenta manchas e, se bem executada, dificilmente apresentará rachaduras e ou vazamentos. 

Elas permitem também, grande escolha de revestimentos, que podem ser: azulejos, cerâmica, porcelana, pastilhas de vidro, entre outros. 

Desvantagens da piscina de alvenaria 

Por outro lado, como desvantagens podemos destacar o longo tempo de execução. A construção de uma piscina de alvenaria exige tempo. O processo de cura, uma das etapas da obra, pode levar quase um mês, ou mais, dependendo das condições climáticas. E este é apenas um passo. Ao contrário das piscinas de fibra, que podem ser concluídas em algumas semanas, as de alvenaria precisam de muito mais tempo para ficarem prontas. 

As piscinas de alvenaria também apresentam maior manutenção. Devido à característica porosa natural do concreto, ele é mais suscetível para formação de algas, que podem deixar a água verde, por exemplo.  

Além disso, construir uma piscina de concreto certamente será mais caro que instalar uma de fibra. Porém, isso depende muito do tamanho, formato, profundidade e materiais empregados.  

Conclusão 

Para concluir, cabe a você decidir quais os prós e contras são mais e menos vantajosos. O ideal é colocar todas as informações na balança para tomar a melhor decisão. 

Se mesmo analisando tudo você ainda ficar em dúvida, fica a sugestão para consultar um profissional que poderá ajudar você a tomar a melhor decisão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima