Planejamento de obra descubra a importância

Planejamento de obras: descubra a importância.

Toda obra, por menor que seja, precisa de um bom planejamento. O planejamento de obra, nada mais é que conseguir programar todas as etapas do projeto.

O planejamento de obras é muito mais que simplesmente estabelecer e seguir um cronograma de obra. Planejar é uma atividade complexa, onde vários aspectos e detalhes devem ser levados em conta para o sucesso do projeto.

Se você tem dúvidas de como fazer um bom planejamento de obras e de sua importância, acompanhe a leitura e descubra tudo!

Quais são os objetivos?

Podemos dizer que o planejamento de construção possui vários objetivos, dentre eles:

  • Aumentar a eficiência no canteiro de obras.
  • Evitar os gastos desnecessários.
  • Estabelecer e cumprir o cronograma de obra.
  • Garantir a segurança do projeto e de todos aqueles que trabalham ou estãoenvolvidos nele, evitando possíveis acidentes.

Geralmente, ao menos 25% do tempo dos profissionais que gerenciam um canteiro de obras será gasto para solucionar problemas e imprevistos. Mas, esse tempo pode ser diminuído com um planejamento de construção eficiente.

Mais produtividade

Um planejamento de obras bem feito também é primordial para a produtividade do canteiro de obras.No planejamento de uma casa, por exemplo, é possível estabelecer o tempo e quantas pessoas serão necessárias para que se conclua determinada etapa da obra. De forma que se consiga o melhor resultado possível com o menor custo.Também é de grande utilidade pensar, durante o planejamento, qual será o layout mais adequado para o canteiro de obras. Ou seja, como os equipamentos e veículos deverão ser posicionados. Isso pode ajudar muito na otimização e produtividade da construção.Lembre-se, imprevistos sempre acontecem. Porém, se a obra foi planejada de forma adequada, as chances de que esses imprevistos aconteçam é reduzida, bem como os prejuízos financeiros consequentes.

Como fazer um planejamento de obras?

Primeiramente, é preciso ter os pés no chão e muito bom senso para que seu planejamento realmente funcione. É necessário observar alguns pontos essenciais na hora de realizar o planejamento, evitando que aconteça problemas comuns em obras.

Orçamento: precisa ser elaborado de forma cuidadosa e deve ser conferido diariamente durante a execução da obra. Antes de definir o orçamento total da obra, é importante ter uma visão geral sobre as principais formas de financiamento de imóveis.

Cronograma: tenha um cronograma realista da obra e que preveja os possíveis motivos de atraso: feriados, época de chuvas, número de dias úteis, etc.

Equipamentos: ferramentas, máquinas e insumos necessários devem estar definidos no planejamento de obras, bem como as datas em que serão utilizados.

Mão de obra: dependendo da região e da época do ano, pode ocorrer a falta de mão de obra e isso pode prejudicar todo o cronograma de obra. Busque pela mão de obra com antecedência e procure referências sobre os profissionais que você vai contratar, para evitar dores de cabeça.

Comunicação eficiente: é importante que toda a equipe, do escritório ao canteiro de obras, se comunique de forma eficiente e que todos saibam exatamente o que precisam fazer.

Conheça as etapas

Projetos e aprovações: elaboração dos projetos (arquitetônicos, estrutural, etc.) e aprovação da Prefeitura (alvará da obra). Uma dica interessante na etapa de elaboração de projetos é encontrar soluções para aproveitar o terreno da melhor maneira. Contrate um profissional habilitado, engenheiro civil ou arquiteto, preferencialmente.

Serviços preliminares: limpeza e nivelamento do terreno, ligação de água e luz, organização do canteiro de obras, gabarito e marcações.

Fundações: execução das estruturas que irão sustentar e dar estabilidade para toda a construção, distribuindo seu peso no solo.

Estrutura: colunas, vigas e lajes feitas de concreto armado que ficam acima do solo.

Alvenaria: levantar as paredes com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto.

Cobertura: execução dos telhados.

Hidráulica: instalação de água fria, quente e também do esgoto.

Elétrica: instalação dos circuitos elétricos, disjuntores, quadro de distribuição, tomadas, iluminação, cabos, etc.

Esquadrias: instalação das portas e janelas.
Impermeabilização: impermeabilização das fundações, paredes e outras estruturas para evitar o surgimento de infiltrações e umidade.

Revestimentos e acabamentos: instalação dos pisos, azulejos, porcelanatos e cerâmicas nas paredes e no chão.

Vidros: instalação dos vidros nas portas, janelas, armários e demais locais.

Pinturas: aplicação de tintas e texturas nas paredes, tetos e também no chão das áreas internas e externas.

Outros: instalação de ar-condicionado, gás, telefone, internet e também serviços de jardinagem, muros, grades, portões e a limpeza final.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância do planejamento, tente colocá-lo em prática na hora de pensar em construir.

Não esqueça de contar com profissionais capacitados e experientes para ajudar você em todas as etapas e conte com a Comercial Amarildo para garantir os melhores preços em materiais de construção e acabamentos para sua obra!

home office

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top