home office

8 dicas para organizar o seu home office

Uma nova realidade tomou conta da rotina de muitos empreendedores e colaboradores: o trabalho remoto. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o home office se tornou a solução para que o trabalho continue, sem comprometer a saúde dos trabalhadores. 

Se você não está acostumado a essa rotina, veja oito dicas para se adaptar e tornar seu home office produtivo.

Crie uma rotina

Mesmo em casa, mantenha a dedicação, o foco e a organização que você teria se estivesse na empresa. Fazer uma lista das atividades que você precisa cumprir e revisar essa lista no fim do dia ajuda a criar uma rotina produtiva.

Estabeleça horários fixos

O ideal é que os horários sejam os mesmos da sua jornada normal de trabalho, e devem ser respeitados, para você não trabalhar mais ou menos horas do que deveria e para separar esse tempo dos períodos de descanso e lazer. Também é importante explicar para a sua família que esses horários existem e que você precisa segui-los.

Mantenha seus hábitos de higiene e vestimenta

Não caia na tentação de passar o dia de pijama, pois isso pode influenciar no seu comportamento, já que cria uma situação de conforto. Siga a rotina que você tinha antes do home office: acorde, tome banho, escove os dentes e coloque uma roupa confortável, mas adequada para o trabalho.

Trabalhe sempre no mesmo lugar

Além do pijama, evite outra tentação: o sofá e a cama. Mesmo que a sua casa não tenha um lugar específico para trabalho, prepare um ambiente para que seja agradável e transforme esse espaço no seu escritório, isso torna o seu dia mais produtivo e não mistura trabalho com descanso.

Cuide sua postura

Este é outro motivo pelo qual você deve evitar trabalhar na cama: isso prejudica a sua coluna. Porém, trabalhar na cadeira também não resolve definitivamente esse problema. Durante o home office, é normal que você fique mais tempo sentado do que ficaria na empresa, isso faz com que a coluna relaxe e comece a se curvar. O ideal é colocar almofadas na cadeira para melhorar a postura e levantar de vez em quando, para que isso não prejudique o seu desempenho.

Faça intervalos

Ficar focado na frente do computador durante todo o seu horário de trabalho pode parecer o certo, mas não é. A sua produtividade também ganha com as pausas que você deve fazer ao longo do dia. Os intervalos do almoço e do café da tarde são os mais importantes e devem ser mantidos como você fazia na empresa. Lembre-se de investir em comidas saudáveis e se manter hidratado durante o dia. E, claro, um cafezinho pode ajudar a espantar o sono.

Mantenha contato com os colegas de trabalho

Até pode parecer que você está trabalhando sozinho, mas não está. Mesmo distantes fisicamente, é importante manter contato com os seus colegas para trocar ideias, contribuir para qualidade do trabalho e diminuir a sensação de isolamento.
Falem por telefone, videochamadas, e-mail: o importante é não perder a comunicação neste momento.

Como fazer tudo isso com crianças?

É isso que você está se perguntando depois de ler as nossas dicas? Não se desespere, é normal que seus filhos fiquem animados com a sua presença e exijam mais atenção no começo. Tente explicar de uma forma simples para que eles entendam que você precisa de um tempo para se concentrar no trabalho. Esse entendimento pode não ser fácil, por isso aproveite aquelas pequenas pausas para dar atenção a eles também. Brinque, converse, escute o que ele tem a contar para você: isso vai fazer bem para eles e vai deixar o seu dia mais leve.

Fonte e texto: Krona

home office




Scroll to Top